Home Care Odontológico, o aliado do envelhecimento saudável

or muito tempo a Odontologia era relacionada apenas ao cuidado com os dentes. E muitas pessoas entendiam isso como supérfluo ou puramente estético.

Sendo assim, por que uma pessoa acamada, que não se alimenta via oral precisaria de cuidados odontológicos? Por que pessoas no final de vida precisam de acompanhamento do Cirurgião-Dentista?

Na verdade, cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde.Isso não são coisas separadas. A boca é um potencial reservatório de patógenos (bactérias capazes de provocar doenças no organismo) e complicações sistêmicas (dentro do organismo, de uma forma muito simplificada) podem ser evitada com visitas regulares do Cirurgião-Dentista. E precisamos falar sobre isso. Aumentar a informação e conscientizar o maior número de pessoas possíveis. 

Pneumonias aspirativas, por exemplo, que ainda são uma das principais causas de óbito em pacientes acamados podem ser prevenidas a partir da eliminação de focos infecciosos na cavidade bucal. Doenças periodontais tem interação cardiovascular e podem provocar alterações importantes. Existem diferentes pesquisas que relacionam patógenos da cavidade bucal com diferentes tipos de câncer e até com o Alzheimer.

O fato do paciente ser dependente ou semi dependente não faz com que ele deixe de sentir dor ou desconforto quando os casos se agravam. Nas pessoas idosas (e em todos nós, não é mesmo?) a saúde bucal em dia tem um grande impacto sobre a autoestima e, consequentemente ajuda a manter o convívio social e combater a solidão. Preservar os dentes garante uma nutrição melhor, o que ajuda na deglutição e contribui para digestão facilitada e melhor aproveitamento dos nutrientes.

Mas, se o cuidado é tão importante, o acesso também precisa ser facilitado. E esta é a principal tarefa do serviço de Home Care Odontológico (Atendimento Odontológico Domiciliar). O Cirurgião-Dentista qualificado e sua equipe vão até o paciente e realizam quase todos os procedimentos como se estivessem em um consultório fixo. 

Odontologia com segurança, eficácia, conforto e muita praticidade para contribuir com um envelhecimento saudável e qualidade de vida e, por que não, de morte. 

Quer saber mais sobre o assunto? Envie uma mensagem para nós. Será um prazer falar mais sobre isso.

Fonte: https://colpoodontologia.com.br/home-care-odontologico-o-aliado-do-envelhecimento-saudavel/

One thought on “Home Care Odontológico, o aliado do envelhecimento saudável”

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Add a Comment

Your email address will not be published.