Informação é poder.

Um dentista lida com pessoas, não com números ou bens. E lidar com pessoas faz com que parte do seu trabalho seja realizar a melhor interação possível com seus pacientes. Um bom conhecimento técnico dos procedimentos é fundamental, mas criar um vínculo de confiança, respeito e admiração com seu paciente é o diferencial na retenção de pacientes.

Para conquistar a confiança do paciente é fundamental ir além de uma boa técnica. É preciso fazer o paciente perceber que ele não é mais um, ele é especial e o dentista cuidará dele com seu máximo empenho. E, a melhor forma de fazê-lo é conhecendo seu paciente para dar o melhor atendimento personalizado e ganhar sua confiança. Seguem algumas dicas dos primeiros passos para conquistar a confiança de um paciente.

Ates de mais nada, conheça seu paciente. Pessoas não são números, não são “mais uma”. Cada paciente é único e terá seus medos, suas predileções de assuntos, suas particularidades. Se sua memória não é muito boa, você pode, além da ficha clínica, fazer fichas pessoais sobre cada paciente, onde anota seus nomes e informações relevantes (nomes dos filhos, assuntos de interesse, medos, receios, projetos e quaisquer informação que ache importantes).

Converse com o paciente, pergunte sobre seus filhos, seus netos, seus pets ou qualquer outro assunto que seja importante para eles. Mostre que você os conhece, que eles não são “mais um” e que você se importa o suficiente para registrar suas particularidades.

Assim, cada vez que for visitar seu paciente, você pode relembrar estas informações e dar um tratamento personalizado, fazendo com que o paciente se sinta importante, querido, lembrado.. Se possível, adicione elementos de predileção do paciente para fazer um atendimento personalizado: música, aromas e outros estímulos que sejam agradáveis a seu paciente.

Um dentista que trabalhe com crianças, por exemplo, pode usar uma máscara com o desenho do animal favorito de seu paciente ou escolher um aparelho ortodôntico de sua cor predileta. Muitas vezes basta uma referência discreta a algum assunto de interesse para conquistar o paciente.

Existem infinitas formas de usar as informações para personalizar o atendimento de adultos ou crianças, por exemplo, se um dentista souber de alguma música, filme ou imagem favoritos do paciente, ele pode tentar colocá-los durante o tratamento, para que seu paciente fique mais relaxado. Outro exemplo é um dentista que sabe que seu paciente é um aficionado por computadores e usa uma metáfora comparando computador e boca para explicar no que consiste o tratamento.

Informação é poder. Quanto mais você conhecer seu paciente (e tiver a capacidade de armazenar e utilizar essa informação), melhor irá atendê-lo. De posse dessas informações você poderá tomar melhores decisões, transmitir as informações de forma mais claras e conseguir contornar os medos e objeções. Estabelecer uma relação de confiança não é sorte, é mérito e é preciso trabalhar para isso. Conheça seus pacientes, cedo ou tarde essas informações serão muito úteis.

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