Uma boa primeira impressão em um paciente é mais importante do que você imagina.

Você só tem uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão em um paciente, e ela é mais importante do que você imagina.

A primeira impressão é fundamental para estabelecer qualquer relação de confiança, mas fica ainda mais relevante quando falamos de atendimento odontológico, uma relação delicada, onde, muitas vezes, o paciente tem medo ou algum receio de realizar os procedimentos.

Passar uma primeira impressão positiva ajuda a estabelecer um vínculo de confiança e faz com que todo o tratamento flua melhor. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas sobre com causar uma boa primeira impressão. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas importantes, para que você tenha as ferramentas necessárias para gerar uma primeira impressão positiva.

Estudos mostram que a primeira impressão se forma muito rápido, em questão de segundos, por isso, é essencial saber explorar todos os recursos que podem ajudar a criar uma imagem positiva do profissional para seu paciente.

Comecemos pela linguagem corporal. O ideal é passar uma postura confiante (peito aberto, corpo relaxado), porém, sem agressividade (mãos na cintura, por exemplo, podem ser vistos com receio). Posturas retraídas ou fechadas (com ficar parado com os braços cruzados, por exemplo) podem passar uma imagem defensiva e antipática. Um profissional confiante está tranquilo, relaxado, calmo e, de preferência, sorridente.

As roupas também são fundamentais. Mesmo usando jaleco, as roupas de baixo causarão uma melhor impressão se forem sóbrias, sem excessos (não devem ser muito curtas, muito decotadas ou muito informais). Uma roupa impecável, limpa, bem passada e adequada à ocasião contribuí para uma boa primeira impressão, assim como sapatos fechados e ponderação com brincos e acessórios.

Até sua primeira fala pode contribuir. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, constatou que o tom de voz usado em um simples “olá” já é suficiente para que o interlocutor tire suas conclusões e decida se gosta daquela pessoa ou não. Segundo o estudo, as falas que causaram a melhor impressão foram aquelas ditas de forma confiante e calma. Portanto, fale de forma clara, fale em um tom de voz que possa ser facilmente escutado e fale de forma segura.

Além desses fatores, pontualidade é muito importante, pois o atraso, por si só, já gera uma presunção negativa sobre o profissional. Estar no lugar e hora marcados passam uma mensagem: “eu quero estar aqui, eu mobilizei minha vida e minha rotina para estar aqui agora, pois você é importante para mim”. Mas, é claro, imprevistos acontecem. Se, por um imprevisto o dentista se atrasar, deve sempre entrar em contato com o paciente informando do atraso, se desculpando e informando sobre sua nova hora de chegada.

É muito mais fácil se planejar e causar uma boa primeira impressão do que tentar reverter uma primeira impressão negativa. Uma boa primeira impressão será determinante para a forma como o atendimento vai fluir e para a fidelização do paciente, portanto, nada mais justo que se invista tempo e recursos para conseguir a melhor primeira impressão possível.

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