Você já ouviu falar em marketing sensorial?

O marketing sensorial consiste em explorar os cinco sentidos do cliente para aumentar as vendas de um produto, ou promover uma marca. Mas, ele também pode ser usado na odontologia, não como estratégia de vendas, e sim para majorar o bem-estar do paciente.

Sabemos que uma consulta odontológica pode ser um momento tenso para muitos pacientes. Mesmo aqueles que não tem “medo de dentista” podem sentir algum receito e desconforto. Então, que tal aumentar o relaxamento e bem-estar do seu paciente explorando os cinco sentidos? Vamos dar algumas sugestões, mas você também pode pesquisar e promover estímulos diferentes, relaxantes para o seu paciente.

Vamos começar pelo olfato. Normalmente, no marketing sensorial se procura aromatizar o ambiente com cheiros que tornem o cliente mais propenso a consumir. Como nosso objetivo é que o cliente relaxe e se sinta bem, você pode optar por essências que sejam calmantes analgésicas, como lavanda ou que combatam o estresse e a ansiedade como a Bergamota. Pode ser na forma de spray, difusor de ambiente ou de qualquer outro modo que deixe o ambiente levemente perfumado.

O paladar pode ser positivamente estimulado utilizando produtos odontológicos saborizados com um gosto agradável. Vale a pena investir nas versões com sabores familiares, como morango ou menta, para que o paciente, quando possível, não fique com aquele “gosto de dentista” na boca, que já está emocionalmente associado às sensações de receio e ansiedade.

A visão é um dos principais sentidos do ser humano. Algumas imagens ou cores tem o poder de despertar diferentes sensações, desde fome até sono. Utilize isso a favor do seu paciente e, durante o atendimento, exponha-o a imagens relaxantes e calmantes. Pode ser através de óculos de realidade virtual olhar do paciente. Já reparou que muitos hospitais colocam em suas paredes posters com imagens da natureza? Fazem isso pois existem benefícios comprovados, estas imagens têm poder relaxante e calmante.

Para estimular o tato, realize o atendimento em um local que seja confortável e seguro para o paciente. Com um consultório portátil é possível atender o paciente em sua poltrona favorita ou até mesmo em sua cama, qualquer lugar que remeta segurança e conforto em contato com a pele e o corpo.

Estas são apenas algumas dicas entre as muitas possibilidades de utilização do marketing sensorial em prol do bem-estar do paciente. Explore estes recursos e proporcione um atendimento diferenciado.

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