Você sabe até onde pode ir em uma conversa com o paciente?

Entender o que se deve dizer a cada paciente depende muito do feeling do dentista, mas, nossa experiência nos permitiu perceber alguns denominadores comuns sobre o que dizer e o que não dizer. A palavra final é sua e da sua intuição, mas estas dicas podem te ajudar.

Não há problema em ter uma conversa casual com o paciente, isso ajuda a criar um vínculo e descontrair durante os preparativos para um atendimento. Porém, alguns assuntos significam um risco desnecessário de se criar um mal-estar, constrangimento e até mesmo de gerar antipatia.

Evite assuntos polêmicos como política, religião ou quaisquer outros que possam gerar um antagonismo entre você e seu paciente. Não é necessário correr esse risco quando existem infinitos assuntos que podem ser conversados. Busque assuntos agradáveis e conciliadores, que deixem seu paciente feliz e descontraído.

Também é recomendável deixar detalhes da sua vida pessoal de fora. É possível falar em linhas gerais (ser casado ou ter filhos, por exemplo), mas sem entrar em detalhes (contar a última briga que teve com a esposa, por exemplo). Além disso, dependendo do que seja dito sobre vida pessoal, pode ser interpretado como algum tipo de assédio por pessoas mais sensíveis. Acredite, você não quer esse problema na sua vida.

Sonde o paciente, veja quais são os assuntos de interesse dele. Se ele tem um pet, converse sobre animais. Se ele fala sobre seus netos, converse sobre crianças. Se você souber ouvir, o próprio paciente costuma te dizer (sem perceber) quais são seus assuntos de predileção. Dedique-se a eles, seu paciente vai ficar feliz.

Porém, no que diz respeito a odontologia, a regra é clara: diga sempre a verdade, mesmo que você ache que pode aborrecer ou assustar o paciente. E tente falar a verdade de uma forma simples, acessível e didática, para que o paciente entenda. Dê exemplos, use metáforas, explique quantas vezes precisar e deixe abertura para que o paciente faça perguntas.

Se você tiver que dar más notícias a seu paciente, mantenha-se calmo e diga a melhor versão da verdade que você conseguir para reduzir o mal-estar do paciente, mas nunca minta. Um paciente que descobre uma mentira ou se sente enganado não volta mais. Existem formas de falar a verdade sem magoar, sem assustar ou sem aborrecer. Pratique com as pessoas que te cercam. Nunca seja vago ou confuso ao dar más notícias, seja claro, porém delicado e tente tranquilizar o paciente mostrando os pontos positivos da situação – toda situação os tem.

Lembre-se: muitos dos pacientes que você vai atender estarão assustados ou com medo. Ir ao dentista não é agradável para a maior parte da população. Então, não importa a conversa, seja acolhedor, gentil, verdadeiro e calmo. Seu paciente precisa ter confiança em você e é difícil confiar em alguém que desabafa vários problemas ou conta detalhes constrangedores da sua vida.

Você não é amigo dos seus pacientes, você é dentista dos seus pacientes. Mantenha um distanciamento profissional mínimo, sem perder o afeto, o carinho e a consideração.

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