Você sabe escolher seu nicho de clientes e divulgar seu trabalho?

É essencial que um profissional entenda as ferramentas que tem nas mãos e quais pessoas podem se beneficiar delas. Também é essencial fazer um planejamento dos clientes que busca como público-alvo para entender as melhores formas de divulgar seu trabalho.

Vamos pensar em um exemplo cotidiano: um carro de corrida e uma bicicleta. Entrar em uma corrida de carros pedalando é uma furada, assim como tentar evitar trânsito usando um carro de corrida também. Cada ferramenta serve para uma situação: quem quer evitar trânsito usa bicicleta, quem quer velocidade, usa o carro de corrida.

Utilizar um consultório portátil exatamente da mesma forma que se utiliza um consultório convencional é um desperdício de potencial, uma vez que o consultório portátil tem uma série de benefícios que não podem ser usufruídos no consultório comum. É preciso conhecê-los e explorá-los para tirar o melhor proveito possível desta ferramenta do trabalho.

Um consultório portátil permite atendimento domiciliar, sendo ideal para clientes que não querem ou não podem se deslocar ou que possuem horários pouco convencionais. Também permite atendimento em empresas, evitando que os funcionários precisem se ausentar para obter cuidados bucais. Da mesma forma, permite atendimento hospitalar, em pacientes internados, que não podem ir a um consultório comum.

Um consultório portátil permite um atendimento mais humanizado, principalmente para quem tem alguma fobia social ou medo de dentista. Ele permite um atendimento em um local confortável para o paciente (sua casa), sem necessidade de aguardar em uma sala de espera (o que pode aumentar o medo ou ansiedade) e ainda permite que o paciente esteja cercado por sua família ou amigos.

Um consultório portátil permite atendimento em qualquer lugar do país, inclusive em convênios públicos ou privados: escolas, centros comunitários, ONGs, etc. Isso dá ao dentista a possibilidade de firmar parcerias e convênios com entes públicos e privados de diferentes municípios, cidades ou até estados. Permite, inclusive, atendimento veterinário, podendo ser alugado ou emprestado.

Esses são apenas alguns exemplos do público que deseja um atendimento mais exclusivo e que será facilmente fidelizado com um consultório portátil. São pessoas que querem e precisam de um atendimento com consultório portátil.

Mas, esse público não cai do céu, é preciso procurá-lo. O dentista deve, entre outras coisas, se apresentar, apresentar projetos e divulgar seu trabalho em redes sociais voltados para o público que deseja cativar.

Quando se escolhe trabalhar em uma área tão concorrida como odontologia, não basta adquirir aparelhagem ou ter boa formação acadêmica. É preciso saber divulgar seu trabalho para o seu público-alvo. Acredite, se você não o fizer, outros o farão – e eles fidelizarão muitos pacientes que poderiam ser seus. Sem um esforço bem direcionado, nada acontece.

Entendendo quais são as vantagens competitivas que seu instrumento de trabalho lhe dá e qual é o público que pode se beneficiar destas vantagens, o dentista será muito mais assertivo ao estabelecer um nicho de atuação e poderá realizar ações de sucesso para angariar novos clientes.

Como em qualquer área profissional, em odontologia planejamento e estratégia são indispensáveis. Quem se planeja tem futuro, quem não se planeja tem destino.

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