Como responder ao paciente que questionou o valor que você cobra?

Como responder ao paciente que questionou o valor que você cobra?

Assunto delicado: o paciente questionou o valor que você cobra e tentou, de alguma forma, insinuar que esse valor não é coerente. Como responder?

Por mais injusto que esse tipo de argumento seja, é preciso entender que nem todos os pacientes têm a completa compreensão do trabalho de um cirurgião-dentista. Para muitos, por total desconhecimento, é um produto como outro qualquer, e, como tal, deve ter um preço tabelado.

Nós sabemos que não é assim. O investimento, o estudo e prática de cada profissional são diferentes e influenciam diretamente no resultado do procedimento odontológico. Um dentista que investe mais na sua profissão provavelmente obterá resultados melhores, mas também cobrará mais caro, uma vez que essa dedicação para se tornar um profissional mais capacitado tem um custo de tempo e dinheiro.

Então, a melhor solução para esse tipo de questionamento é explicar, com muito tato, educação e amabilidade, que odontologia não é um produto e não é algo objetivo. É subjetivo, depende totalmente da perícia do profissional. Se necessário, é possível usar o exemplo de outros profissionais cujos resultados dependem de suas habilidades, como é o caso do cirurgião plástico: quem quer operar o nariz sabe que o resultado depende da habilidade do cirurgião, não terá o mesmo resultado operando com qualquer profissional.

Respire fundo e explique. A maior parte dos pacientes acaba entendendo.

Add a Comment

Your email address will not be published.