Você sabe se planejar para um dia de atendimento domiciliar?
Você sabe se planejar para um dia de atendimento domiciliar?
O ideal é que a preparação comece no dia anterior, assim, caso seja necessário dar alguma advertência ou instrução para o paciente, há tempo hábil.
O primeiro passo é ter uma lista dos pacientes que serão atendidos naquele dia e quais procedimentos serão realizados em cada um deles. Cada paciente deve ter a sua ficha, com todas as informações necessárias, desde seu histórico até ressalvas, como por exemplo alergias. Avalie a ficha de todos os pacientes só depois comece a preparar os materiais.
É preciso fazer uma lista de todos os materiais e instrumentos que serão utilizados no dia e, se possível, organizá-los dentro de um critério que permita uma rápida localização no momento do atendimento. Além da organização, é necessário acondicionar os materiais em segurança, isto é, providenciando a proteção para que eles não sejam danificados pelo transporte. E, se houver dúvida sobre a necessidade de um instrumento ou material, leve, por precaução.
Por fim, depois de todos estes procedimentos, relembre ao paciente sobre a consulta pela forma com a qual você habitualmente se comunica com ele e de eventuais instruções específicas para o caso (como por exemplo jejum ou não ingerir determinado medicamento), para assegurar que ele estará pronto para te receber no dia seguinte. Tudo pronto para o próximo dia de trabalho. Nada como começar o dia com calma, por já ter tudo organizado!