A Importância da pontualidade da Odontologia

Para alguns, a pontualidade é um detalhe, um plus ou uma regra bastante flexível. Porém, quando o trabalho depende diretamente de um vínculo de confiança entre profissional e paciente, não há lugar para nenhum tipo de quebra de confiança, inclusive atrasos.

Pode parecer exagero, mas sim, o atraso pode ser visto como uma quebra de confiança: havia um combinado entre paciente e dentista, de que ambos se encontrariam em determinada hora para uma consulta. Se o dentista não está disponível na hora acordada, ele está descumprindo um combinado. Pessoas que não cumprem o que prometem podem causar uma quebra de confiança.

Quando falamos de atendimento odontológico falamos de procedimentos que despertam algum grau de medo, receio ou desconforto na maior parte da população. Por isso, é essencial que o paciente tenha total confiança em seu dentista, caso contrário, hesitará em fazer o tratamento ou procurará outro profissional. E essa confiança começa a ser conquistada com a pontualidade.

Ser pontual significa, aos olhos do paciente, muito mais do que chegar na hora. Ao ser pontual um dentista está dizendo a seu paciente: “Eu levo a sério meu trabalho, eu levo a sério meus compromissos, você é importante para mim, você é minha prioridade, eu quero estar aqui”. É assim que se inicia uma relação de respeito e confiança.

Claro, imprevistos podem acontecer com qualquer um, muitas vezes circunstâncias imprevisíveis ou que independem da nossa vontade se apresentam e provocam um atraso. Nesse caso, para continuar mantendo o vínculo de respeito e confiança com seu paciente, o dentista deve entrar em contato imediatamente, assim que perceber que irá se atrasar, se desculpar, explicar que aconteceu algo muito grave.

Não é necessário entrar em detalhes, apenas que o paciente entenda que só algo muito sério faria com que seu compromisso não seja cumprido e oferecer atendê-lo em outro horário ou remarcar.  O que jamais pode acontecer é deixar um paciente esperando, sem explicações. Passa uma mensagem de desleixo, de descaso, de descompromisso e mina a confiança do paciente no dentista.

Marcar um horário é estabelecer um compromisso. Pessoas sérias cumprem seus compromissos e, quando isso não é possível, avisam aos envolvidos, no mínimo, por uma questão de boa educação.

Se você é um atrasado crônico, crie mecanismos para se lembrar dos seus compromissos com mais antecedência, saia mais cedo, se organize melhor. Atraso depõe contra um bom profissional.

Ter consideração pelos pacientes não é opcional, é obrigatório, caso você queira ser um dentista bem-sucedido.

Add a Comment

Your email address will not be published.