Além de cuidar bem dos seus pacientes, você cuida bem de você mesmo?
Muito se fala sobre a importância dos cuidados com a sua formação, com o seu consultório, como os seus pacientes, mas ninguém aborda a importância do autocuidado do dentista. Além dos cuidados gerais que qualquer profissional deve adotar (tempo de sono suficiente, intervalos para descanso etc.), dentistas também precisam cuidados específicos contra os chamados ricos ocupacionais. os riscos inerentes à uma atividade.
Os principais riscos ocupacionais do cirurgião-dentista podem ser divididos em três categorias: risco físico (ruído, radiação, vibração etc.), risco químico (vapores, gases, produtos químicos no geral) e risco ergonômico (postura incorreta, lesão por movimentos repetitivos etc.). Os dois primeiros se solucionam com equipamento de proteção e o risco ergonômico pode ser atenuado com exercícios, alongamento e corrigindo o ambiente de trabalho.
Não descuide de você, certos riscos que parecem pequenos ou inofensivos, quando acumulados ao longo dos anos, podem gerar consequências sérias. Cuide de você tão bem quanto você cuida dos seus pacientes!