Atendimento Domiciliar contribui para rápida recuperação do paciente
Você sabia que além de toda a comodidade que um atendimento domiciliar proporciona, ele também pode contribuir para que o paciente se recupere mais rápido?
Estudos comprovam que o nível de estresse e ansiedade do paciente influencia no tempo em que uma ferida ou um corte demoram a cicatrizar. E isso não vale apenas para odontologia, e sim para qualquer procedimento médico: oscilações no nível de cortisol (o hormônio do estresse) tem influência no tempo em que uma ferida leva para cicatrizar. Isso quer dizer que a cicatrização também está ligada a fatores emocionais.
Níveis elevados de cortisol causam vasoconstrição periférica, prejudicando a perfusão dos tecidos. Isso significa que menos sangue irriga o local, atrasando a cicatrização. Também reduz a produção de colágeno e queratinócitos, essenciais para que ume ferida feche. Por fim, o excesso de cortisol diminui a atividade de macrófagos e neutrófilos, células que atuam no processo de defesa do organismo, favorecendo a infecção.
Sabemos que o deslocamento até um consultório odontológico pode desencadear uma série de situações estressantes, tanto na ida, como na volta. Trânsito, violência urbana, atraso e até gatilhos emocionais como “cheiro de dentista” sentido na sala de espera podem aumentar os níveis de ansiedade e estresse.
No atendimento domiciliar o paciente está em um ambiente familiar, seguro, cercado por pessoas queridas e não precisa enfrentar nenhum transtorno de deslocamento. Este entorno é capaz de reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade e, portanto, assegurar a melhor cicatrização que o paciente pode ter, reduzindo ainda o risco de infecções.
Consultório Portátil não é apenas comodidade, é melhor para a saúde do paciente também.