Você sabia que gestantes podem fazer pré-natal odontológico
Você sabia que gestantes devem fazer pré-natal odontológico? As alterações hormonais desencadeadas pela gestação podem deixar as futuras mamães mais propensas a alguns problemas bucais, por isso, é preciso incluir consultas ao dentista no exame pré-natal.
Existem muitos mitos que atrapalham o cuidado bucal durante a gestação. É comum, por exemplo, que gestantes se recusem a tirar radiografias, temendo que a radiação cause danos à saúde do bebê. Porém, a radiografia odontológica é direcionada apenas para a área da cabeça e funciona com pouca radiação. Ainda assim, o corpo da gestante pode ser coberto por um avental de chumbo, garantindo total segurança.
Também existem gestantes que, por medo de eventuais danos que a anestesia possa provocar ao bebê, evitam ir ao dentista. Hoje, existem anestésicos que podem ser utilizados em gestantes com total segurança, portanto, não é preciso fugir do dentista. O maior risco para a saúde da gestante (e de seu bebê) é descuidar da saúde bucal.
O deslocamento até o consultório é complicado? O médico recomendou repouso? Muitas horas de pé ou na rua geram cansaço, mal-estar ou desconforto? Isso não é um problema, a gestante pode ser atendida em seu domicílio, por um dentista que trabalhe com Consultório Portátil.
Com um Consultório Portátil o dentista pode realizar os mesmos procedimentos que em um consultório convencional, assegurando à gestante a comodidade de não precisar sair de casa, algo que pode ser bastante cansativo, principalmente nos últimos meses de gestação ou se há indicação médica para fazer repouso.
Então, fica a dica: é preciso cuidar da saúde bucal durante a gestação. E é possível fazer esse atendimento de forma domiciliar. Um ambiente onde a gestante se sente segura e confortável e pode estar com pessoas queridas à sua volta certamente é um atendimento mais calmo e confortável gera muitos benefícios para as mamães e para os bebês.